quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Whole Strategy


Você já deve ter ouvido falar na rede de supermercados Whole Foods Market; rede americana, já em 1980 acreditou que poderia comercializar produtos naturais e orgânicos em loja no formato de supermercado. Sua atuação na área destes produtos aliado ao seu crescimento através de fusões e aquisições de empresas com o mesmo foco, construiu ao longo deste tempo uma cultura sólida que proporciona a esta empresa um diferencial estratégico difícil de ser copiado.
Porque, as grandes redes aqui no Brasil, não investem em uma marca/bandeira com este perfil? A resposta é simples: não abrem porque não é de sua cultura.
Analisando os valores fundamentais do Whole Foods Market, encontramos que eles apreciam e comemoram a diferença que produtos naturais e orgânicos possam fazer á saúde, o foco é na maior qualidade de produtos possível, sendo agentes representantes dos clientes e não dos fabricantes, consideram também que os clientes (e não os investidores) são seus principais stakeholders, que os satisfazendo, aí sim, podem satisfazer as necessidades dos outros, eles procuram serviço excepcional por reconhecer no seu cliente seu potencial de ser seu maior defensor e admirador, eles procuram entregar valor, qualidade e serviços excepcionais por preço competitivo, querem que as lojas sejam centros de convivência, e estimulam a inovação.
Para as comunidades e meio ambiente, eles apóiam a agricultura sustentável, adotam as práticas ambientais dos três erres (Reciclar, Reutilizar, Reduzir resíduos), apóiam comunidades com um percentual do lucro, prezam pela integridade em todas as relações, promovem a saúde dos seus stakeholders pela educação de alimentação saudável, além, é claro, de criar riqueza através de crescimento e lucro.
Estratégia econômica aliada a estratégia sócio-ambiental. A responsabilidade social corporativa como parte integrante da estratégia principal e não como uma estratégia adicional. Estratégia, não marketing verde.
Fazem parte da linha de produtos carnes livres de hormônios e antibióticos, alimentos sem pesticidas não biológicos, sem aditivos nocivos ou questionáveis. Por isto o Whole Foods Market não comercializa produtos com uma quase centena de ingredientes (princípios na frente de fatores econômicos), produtos de higiene corporal ou perfumaria e beleza (neste caso mais de 300 ingredientes inaceitáveis) oriundos de fornecedores que não fazem experimentos com animais.
É uma empresa das mais admiradas e que mais crescem, possuindo hoje em torno de 300 lojas.
Como está sua estratégia?

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
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